Professores e Estudantes do PPG em Agroecologia participam de reunião em Presidente Pudente- SP

Professores Pesquisadores do PPG em Agroecologia Antônia Alice, Emanoel Moura e Heder Braun, além de estudantes dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Agroecologia e Engenharia Agronômica, participam de reuniões em Presidente Prudente – São Paulo, no  período de 25/03 a 02/04/2019, em virtude do Projeto NUCLEUS – Virtual Joint Centre on Agricultural Nitrogen.

O NUCLEUS  é um Centro Virtual de Pesquisa Sobre Nitrogênio na Agricultura que congrega pesquisadores de quatro instituições do Reino Unido e cinco do Brasil. Tem como principal objetivo produzir conhecimento que favoreça o aumento da eficiência do uso do nitrogênio na agricultura melhorando a produtividade das lavouras sem as perdas de nitrogênio que são danosas ao ambiente.

No Maranhão, onde o grupo da UEMA conduz seis projetos em parceria com os agricultores de três municípios, o Projeto Nucleus assumiu o desafio de buscar o entendimento de como os agricultores familiares maranhenses acostumados à condução de lavouras no sistema de corte-e-queima, podem ser engajados na instalação de sistemas mais complexos e sustentáveis. O projeto está sob coordenação do professor do Curso de Pós-Graduação em Agroecologia, Emanoel Gomes de Moura e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

A parceria com o Reino Unido, então, vai além da possibilidade do uso de equipamentos de última geração, em laboratórios e experimentos de campo sofisticados, onde são gerados conhecimentos novos publicados em revistas de impactos 犀利士
no meio científicos internacionais.