Professor do PPG em Agroecologia se afasta para pós-doutorado na University of Nottingham-Inglaterra

O professor Heder Braun se afastará do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade (DFF) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no período de julho de 2019 a junho de 2020 para fazer seu pós-doutorado na University of Nottingham na Inglaterra, onde terá como supervisores o professor Scott Young e a professora Liz Bailey.

O professor Heder fez a graduação em Agronomia na UFES-Alegre/ES (2005), o mestrado (2007) e o doutorado em Fitotecnia (2012) na UFV-Viçosa/MG. Atualmente, é professor adjunto I no DFF-UEMA onde ministra a disciplina de Experimentação Agropecuária para os estudantes do curso de Agronomia. Além das atividades da graduação atua como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (mestrado e doutorado) e também é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente da UEMA. Durante o afastamento para o pós-doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia será coordenado pelo professor Fabrício de Oliveira Reis. O professor Heder desenvolve trabalhos científicos nas áreas de nutrição de plantas, eficiência do uso dos nutrientes, molibdênio em feijão-caupi, fisiologia de plantas e estatística. O afastamento do professor de suas atividades de sala de aula, coordenação e orientações para o aprofundamento dos estudos no exterior irá contribuir de forma significativa para melhorar a qualidade da educação dos estudantes da UEMA.

O projeto a ser desenvolvido na Inglaterra concentra-se nos estudos sobre os efeitos da densidade de plantas de feijão-mungo-verde no desempenho produtivo e no incremento dos teores de zinco e ferro nos grãos da cultura. Um experimento foi instalado em maio de 2018 e, outro experimento foi instalado em maio de 2019. Esses experimentos contemplam duas dissertações de mestrado em Agroecologia da UEMA, uma sob a orientação do Prof. Rogério Faria Vieira e outra sob a orientação do Prof. Heder. Amostras do material vegetal e de solo serão encaminhadas para a University of Nottingham (Campus Sutton Bonington) onde serão realizadas as análises dos teores de Fe e Zn. Com esse trabalho iremos obter informações agronômicas básicas, como arranjo e população de plantas no campo para maximizar a produtividade no Maranhão. A deficiência de Zn é comum na população do Nordeste, que tem nos grãos de leguminosas a principal fonte de Zn. Logo, o manejo da densidade de plantas é possível maximizar a produtividade e com o uso de adubo à base de Zn é possível incrementar os teores de Zn nas sementes da cultura.

O financiamento dos estudos será feito pela CAPES, por meio de bolsa de estudo, contemplada em um projeto Procad Amazônia/2018 aprovado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia) e a Universidade Federal do Tocantins (Programa de Pós-Graduação em Agroenergia).