Sobre o Programa/Presentation

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia busca a formação de profissionais que alcancem uma compreensão aprofundada sobre a estrutura, o funcionamento e o manejo dos agroecossistemas, integrando os fundamentos conceituais, os critérios e parâmetros da agroecologia, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Presentation 

The Post-Graduation Program in Agroecology (PPGA – Programa de Pós-Graduação em Agroecologia) – at both MASTER and DOCTORAL levels – trains professionals to reach in-depth understanding about the structure, functioning and management of agroecosystems by integrating Agroecology conceptual foundations, criteria and parameters based on an interdisciplinary approach.

Área Básica: Agronomia

Área de Avaliação: Ciências Agrárias I

Área de Concentração/RESEARCH FOCUS FIELD: Agroecologia/Agroecology

1 – Histórico e contextualização do programa

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (nível mestrado) da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, foi aprovado pelas resoluções n° 021/1994-CEPE/UEMA e n° 117/1994-CONSUN/UEMA, teve o seu funcionamento autorizado pelo Conselho Estadual de Educação por intermédio da Resolução n° 408/2000–CEE de 07 de dezembro de 2000 e o reconhecimento expresso pela Resolução n° 283/2002-CEE de 12 de novembro de 2002. Recomendado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES em dezembro de 2001 e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação – CNE em 2002, conforme o Parecer CNE/CES n° 153/2002, o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia obteve o reconhecimento do Ministério da Educação em 2002, conforme a Portaria n° 2530 de 4 de setembro de 2002.

Na avaliação trienal de 2007-2009, a CAPES concedeu ao Curso de Mestrado o conceito 4, o que ensejou a submissão do APCN com vistas ao nível de doutorado, o qual foi aprovado em 2012, conforme a 139ª Reunião do Comitê Técnico e Científico (CTC/ES) de propostas de cursos novos, realizada na CAPES no período de 24 a 28 de setembro de 2012. A efetiva implantação da primeira turma de Doutorado ocorreu em março de 2013. A avaliação trienal realizada pela CAPES em dezembro de 2010 manteve o reconhecimento do Curso de Mestrado com o conceito 4.

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia foi o primeiro em nível acadêmico stricto sensu criado na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e também da grande área de Ciências Agrárias I. O Programa foi o pioneiro no Brasil com a denominação Agroecologia, acumulando experiência na temática da agricultura sustentável e maturidade científica do corpo docente e apoiadores, para dar suporte ao Curso de Doutorado recém-implantado.

O Programa, desde sua criação e avaliações realizadas pela CAPES, recebeu os seguintes conceitos:

Triênio 2001-2003: conceito 3

Triênio 2004-2006: conceito 3

Triênio 2007-2009: conceito 4

Triênio 2010-2012: conceito 4

Quadriênio 2013-2016: conceito 4

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia foi implantado em 1996 e em 2021 completou 25 anos de criação, e é o pioneiro no Brasil com a denominação Agroecologia, com os níveis de Mestrado e Doutorado, na modalidade acadêmica. Ao longo desses 25 anos de criação, o Programa construiu uma maturidade acadêmica e científica compatível com a expectativa de alcançar o conceito 5, na mais recente avaliação da CAPES. Além disso, constitui-se no principal núcleo de produção de conhecimento e formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento da agricultura do Maranhão, onde metade da população ainda vive na zona rural e grande parte sobrevive no limite da linha de pobreza. Esse Programa é de grande importância para melhoria da qualidade de vida das famílias maranhenses.

Até o final do ano de 2021 foram titulados 231 Mestres e 36 Doutores em Agroecologia, evidenciando que o Programa tem contribuído com a formação de um profissional diferenciado para atuar diretamente ou na mediação do paradigma da sustentabilidade na agricultura. Principalmente a partir do conceito 4, que resultou na consolidação do Programa, associado à importância estratégica do Curso para o estado e região e à maturidade científica dos pesquisadores, o Programa envidou esforços já neste último triênio para a ampliação da infraestrutura física e a fixação de docentes produtivos.

2 – Objetivos (geral e específicos)/AIMS

2.1 – Objetivo Geral/OVERALL AIM

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia propõe a formação de Mestres e Doutores de alto nível com o entendimento sobre a estrutura, o funcionamento e o manejo dos agroecossistemas, integrando princípios ecológicos e agroecológicos dentro de uma visão pluridisciplinar.

Training high-level Master and Doctor graduates capable of understanding the structure, functioning and management of different agroecosystems by integrating ecological and agroecological principles from a multidisciplinary perspective.

2.2 – Objetivos Específicos/SPECIFIC AIMS

Define como seus objetivos, entre outros, o desenvolvimento de projetos e estudos que levem à identificação, análise, compreensão e solução dos problemas gerados pelos conflitos entre os segmentos produtivos e ecológicos, compatibilizando a economia e a ecologia no contexto do desenvolvimento sustentável. Para o cumprimento destes objetivos o Programa pretende:

a) Formar pesquisadores na área de Agroecologia aptos a enfrentar a complexidade dos problemas gerados pelos diversos tipos de sistemas produtivos;

b) Formar profissionais de alto nível, na área de Agroecologia, para atender a demanda dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias no Brasil e outros países;

c) Gerar novos sistemas de cultivo aos agricultores por meio da pesquisa fundamentada na sustentabilidade;

d) Propiciar a produção de inovações, bem como geração de conhecimentos que possam ser aplicados na resolução de problemas da sociedade;

e) Produzir e divulgar conhecimentos gerados pelos docentes do Programa para toda a comunidade científica bem como para as comunidades que raramente recebem informações tecnológicas.

a) Training researchers in the Agroecology field to deal with the complexity of issues generated by different production system types;

b) Training high-level professionals in the Agroecology field to meet the demand for undergraduate and graduate courses in Agricultural Sciences, both in Brazil and abroad;

c) Generating new farming systems for farmers through sustainability-based research;

d) Producing and spreading knowledge generated by the Program’s professors to the entire scientific community, as well as to communities that rarely receive technological information.

3 – Publico-Alvo/TARGET AUDIENCE

Profissionais graduados em Agronomia, Agroecologia, Biologia, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca, Zootecnia, Engenharia Florestal e em outras áreas afins às Ciências Agrárias.

Professionals graduated in Agronomy, Agroecology, Biology, Veterinary Medicine, Fisheries Engineering, Animal Science, Forest Engineering, among other fields associated with Agricultural Sciences.

4 – Perfil do Egresso/GRADUATES’ PROFILE:

O perfil do egresso do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia está estritamente relacionado aos objetivos de formação estabelecidos pelo Programa. O qual prioriza que o egresso seja capaz de atuar na docência com especialidades e competências nas áreas de Agroecologia e áreas correlatas à Ciências Agrárias; ter capacidade de desenvolver atividades de pesquisas interdisciplinares e multidisciplinares, com intuito gerar conhecimento e experiências inovadores; ser capaz de atuar em outras áreas do conhecimento que sejam ligadas de forma direta ou indireta à sua titulação.

The profile of graduates at the Post-Graduation Program in Agroecology is strictly associated with the training aims established by it. Thus, graduates must be able to perform teaching activity, with expertise and skills in Agroecology and Agricultural Sciences-correlated fields; have the ability to develop interdisciplinary and multidisciplinary research activities aimed at generating innovative knowledge and experiences; as well as be able to work in other knowledge fields that are directly or indirectly linked to their degree.

Our students are also trained to develop a critical and ethical sense of their area of expertise through teaching, research and extension activities. Furthermore, the professional profile in the Agroecology field includes the ability to investigate agroecosystems and to mediate balance among agricultural, economic, scientific, technological and cultural ecological interests. These graduates will be able to produce knowledge in the agroecological field, as well as to conduct in-depth studies and critical analyses about the main agricultural issues and regional potentials. These professionals are qualified to work with local and regional governments, as well as with the private sector, through their socio-environmental and agricultural policy planning and implementation agencies focused on sustainable rural development, a fact that consolidates their regional insertion.

5 – Laboratórios Ligados ao Programa:

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia tem 14 laboratórios temáticos diretamente vinculados ou que prestam auxílio para o desenvolvimento de pesquisas e aulas práticas. Dos 14 laboratórios, seis estão sediados no prédio do curso de graduação em Agronomia (Laboratório de Entomologia/Acarologia, Laboratório de Fitotecnia e Pós-Colheita, Laboratório de Plantas Daninhas, Laboratório de geoprocessamento, Laboratório de meteorologia e Laboratório de recursos hídricos), um laboratório está sediado aproximadamente 500 m do prédio da Agronomia (Laboratório de Análise de Sementes) e sete laboratórios sediados na infraestrutura que compõe o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (Laboratório de Fitopatologia, Laboratório de Microbiologia do Solo e Artrópodes, Laboratório de Física do Solo, Laboratório de Nutrição de Plantas, Laboratório de Química e Fertilidade do Solo, Laboratório de Genética e Biologia Molecular e Laboratório de Cultura de Tecidos).

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES DOS LABORATÓRIOS