Governo realiza cerimônia de assinatura dos termos de outorga dos contemplados no Edital Ignácio Rangel
Por Rayanne Cristine em 13 de outubro de 2017
O Governo do Maranhão, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizou na manhã da quarta-feira, dia 11, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, a cerimônia de assinatura e entrega dos termos de outorga dos contemplados no Programa de Apoio a Pesquisas Voltadas ao Desenvolvimento – Ignácio Rangel.
O edital tem como objetivo apoiar projetos de pesquisas voltados aos estudos e proposições sobre questões estratégicas para o desenvolvimento do Brasil e do Maranhão, resultando na produção de subsídios ao Poder Público nas esferas federal, estadual e municipal, por meio de bolsas e auxílios para professor visitante.
Segundo o diretor-presidente da Fapema, o edital Ignácio Rangel traz para o Maranhão 15 novos doutores pesquisadores que vão atuar diretamente na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual da RegiãoTocantina do Maranhão (UEMASUL) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Esse novo apoio do Governo do Estado vai permitir que tenhamos pesquisadores que vão se dedicar ao desenvolvimento do Maranhão voltados e ancorados nas estratégias de desenvolvimento para o Brasil.
“É um passo importante para a pesquisa no Maranhão porque cada um dos pesquisadores doutores vai estar ligado a um professor supervisor. Então vamos discutir com realidades diferentes e dialogar com os professores visitantes de acordo com a nossa realidade, pensando numa maneira mais aplicada o desenvolvimento da pesquisa do estado”, explicou Alex Oliveira.
Dentre os pesquisadores aprovados da UEMA, quatro estarão sob supervisão dos professores do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia.
Fotos: Edital FAPEMA