DIA DE CAMPO EM SANTA RITA – MA
Por Rayanne Cristine em 18 de abril de 2022
Práticas, Teorias, Ciência e Tecnologias juntas discutidas no Campo!
“Quando se aplica o dinheiro na roça, melhora a vida na cidade, o preço do alimento diminui, o emprego e a renda aumentam na roça e na cidade”.
Dr. Emanoel Gomes de Moura
É possível substituir a Agricultura Itinerante no Maranhão fazendo a transformação das terras inaptas em terras férteis? Essa foi a questão discutida na visita ao Povoado Quilombola Santa Rita do Vale no Município de Santa Rita – MA no dia 13 de abril de 2022. Vale ressaltar aqui o carinho da comunidade em recepcionar todos os participantes com quitutes de milho deliciosos preparados com a produção local.
O dia de campo foi coordenado pelo Dr. Emanoel Gomes de Moura, Professor do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e do Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão, além de Pesquisador assíduo em prol da Agricultura Familiar do Estado há mais de 30 anos e especialista em solos desta região. Estes são solos altamente “lavados”, propensos ao endurecimento e de baixa fertilidade natural. Por isso, não aceitam o uso de práticas comuns tais como aração e gradagem, porque elas compactam ainda mais o solo dificultando o crescimento das raízes das culturas e diminuindo a absorção dos nutrientes.
Agricultura Itinerante geralmente vem acompanhada das queimadas, para limpar o a área antes do cultivo, porém, após queimar a vegetação, a terra se torna fértil apenas enquanto durar a cinza da queimada, sendo abandonada quando perde a fertilidade, quando, então, o produtor busca outro local para reiniciar o processo, o que prejudica o ambiente da região. A proposta apresentada pelo pesquisador teve o cuidado de considerar a realidade na qual vivem os produtores e graças ao seu comprometimento em ir além das exigências acadêmicas, sugeriu maneiras de manter estável por longos anos a matéria orgânica do solo, utilizando galhos e folhas de leguminosas, o gesso e o calcário e manejando as terras sem gradagem.
Na oportunidade estiveram presentes Professores, Técnicos e representantes da Embrapa, GINTEGRA, PROEXAE, SAGRIMA e Secretaria de Agricultura de Santa Rita.
Por Izabella Gomes