Professora do PPGA\UEMA participa de pesquisa sobre solo Amazônico
Por Rayanne Cristine em 12 de maio de 2023
A pesquisa “Micobiota em solo e serapilheira sob efeito de degradação no Sul da Amazônia: Riqueza, função, utilização e desafios”, consiste no levantamento de diversos grupos de fungos de solo e da serapilheira no Parque Estadual do Cristalino-MT.
Segundo a professora Camila Nobre, que integra a equipe de estudos pela UEMA, o parque onde está sendo realizada a pesquisa, mesmo fazendo parte de uma região que deveria ser conservada, sofre efeito do desmatamento e incêndios florestais pela ação de grileiros e pressão agrícola, o que resulta em perda de biodiversidade.
“O objetivo é estimarmos a ocorrência de diversos grupos de fungos no solo e da serapilheira, com potencial descoberta de novas espécies e associar os efeitos da ação humana causados por desmatamento e agricultura”, explica a pesquisadora.
A pesquisa é financiada pelo edital universal do CNPq, coordenada pelo prof. Dr. Bruno Goto (UFRN) e tem como membros da equipe executora pesquisadores de diversas instituições do Brasil (UFRN, UFPE, UEMA, UFPR, UEFS e, UFMT), além de colaboradores na Polônia e Coréia do Sul.
A professora Camila Pinheiro Nobre é engenheira agrônoma, formada pela UEMA, mestre e doutora em Ciências do Solo pela UFRRJ, foi bolsista de fixação de doutor pela UEMA no programa de pós-graduação em Agroecologia UEMA e, atualmente, é docente da UEMA no curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio no Campus Itapecuru Mirim e colaboradora do programa de pós-graduação em Agroecologia UEMA.
Por: Alcindo Barros
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 12 de maio de 2023
Para conferir a matéria completa acesse https://www.uema.br/2023/05/professora-da-uema-participa-de-pesquisa-sobre-solo-amazonico/