Acompanhamento dos Egressos do PPGA

ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO

O perfil do egresso do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia está estritamente relacionado aos objetivos de formação estabelecidos pelo Programa, que. prioriza que o egresso seja capaz de:

1) atuar na docência com especialidades e competências nas áreas de Agroecologia e áreas correlatas à Ciências Agrárias; 2) desenvolver atividades de pesquisas interdisciplinares e multidisciplinares, com o intuito de gerar conhecimento e experiências inovadores; 3) atuar em outras áreas do conhecimento que sejam ligadas de forma direta ou indireta à sua titulação.

Os nossos estudantes são capacitados, também, para criarem senso crítico e ético da sua área de atuação pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ainda, o perfil profissional da área de Agroecologia contempla a capacidade de investigação dos agroecossistemas e de mediação do equilíbrio entre os interesses ecológicos agrícolas,econômicos, científicos, tecnológicos e culturais. Esses egressos serão capazes de gerar conhecimentos na área agroecológica e aprofundar os estudos e análises críticas dos principais problemas agrícolas e potencialidades regionais. O referido profissional está apto a exercer atuação junto aos governos local e regional, e iniciativa privada, por meio de seus órgãos de planejamento e execução de políticas socioambientais e agrícolas, voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, consolidando a sua inserção regional.

O estudante de mestrado e doutorado, ao conviver com o ambiente técnico-científico do nosso Programa, adquire a formação de um profissional qualificado com perfil voltado para a pesquisa, assistência, inovação e docência, com uma “carga de conhecimento” suficiente para ser inserido no mercado de trabalho e contribuir para o progresso e o desenvolvimento regional e do país.

A coordenação do programa faz o acompanhamento dos egressos por meio de e-mail, telefone e redes sociais como WhatsApp e Instagram. E são essas ferramentas que se configuram como importantes instrumentos para acompanhamento dos egressos ocasionando, por consequência, melhorias no processo de gestão.